Balada Sustentável
Posted on 07:15
Em Londres na boate Surya a energia vem, literalmente, da energia da galera na pista de dança. Parece coisa de outro mundo, mas é um conceito bastante simples que a maioria de nos aprendeu na escola: energia mecânica gera energia elétrica.
Para isso, o chão é feito de uma cerâmica especial, que se deforma (ninguém percebe enquanto dança), gerando a energia para a boate funcionar.
Segundo seus criadores, a pista tem capacidade de gerar até 60% da energia consumida pela boate. Mas não se preocupe, se a pista não estiver ‘’bombando’’ existe um sistema de baterias, painéis de energia solar e uma turbina eólica. Segundo os donos do estabelecimento a energia até sobra e essa sobra é doada para os imóveis vizinhos, mostrando mais uma vez que para ser sustentável tem que ter atitude também.
E se você acha que a questão sustentável termina por ai, este muito enganado! As paredes da boate são sensíveis ao calor, ou seja, o termo ‘’fervendo’’ é levado muito a sério aqui, uma vez que existem medidores que mostram animação da galera com marcadores (25%%, 50%%, 75% e 100%). Até a água do banheiro vem da chuva. O bar serve apenas bebidas orgânicas, feitas sem nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico. E pra ‘’fechar’’ o projeto, todos os materiais da boate são reciclados.
Você confere o infográfico interativo aqui.

Você pagaria um pouco mais por produtos ecológicos?
Posted on 18:42
Coca Cola VERDE!
Posted on 16:03
*por Nara Mourao em Chico Rei.
Pegada Ecológica
Posted on 12:55
Aproveitando o assunto sobre ‘’pegadas’’, vamos trazer mais conceito: Pegada Ecólogica. Na verdade a Pegada de Carbono que discutimos anteriormente, faz parte da Pegada Ecólogica, a grande diferença é que a ultima faz uma estimativa de ‘’todos’’ os recursos naturais necessários para manter o estilo de vida de uma pessoa.• área de energia fóssil (representa a área de deveríamos reservar para a absorção do CO2 que é libertado em excesso)
Muitas ONGS como por exemplo a WWF, possuem um quiz, bastante simples, como o da pegada de carbono.
Terminando o post com uma citação, para refletir sobre o assunto.
“Nos últimos 30 anos, a pegada ecológica da
humanidade aumentou a ponto de exceder a
capacidade biológica da Terra em torno de 20%
Esse excesso, além da capacidade que a biosfera
tem de manter a vida, depleta o capital natural do
planeta, e portanto só é possível por um período
limitado de tempo.”
Worldwatch Institute
Bolsa de Carbono
Posted on 07:30
Os créditos de carbono apesar do nome valem para qualquer gás do efeito estufa (GEE) e estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense.
Trata-se de uma tática nem um pouco idealista, porem no mundo capitalista selvagem em que vivemos hoje, é um ótimo meio de fazer com que as pessoas se preocupem com o meio-ambiente, uma vez que tudo que ‘’meche’’ no bolso merece uma atenção especial.
Calculando a Pegada de Carbono
Posted on 06:45
Fizemos o calculo da Pegada de Carbono do produto de nosso estudo, o aerosol. Entretanto esse calculo é puramente ilustrativo, para podermos ter uma visão geral do assunto, usando como base o nosso mapa dos produtores da matéria prima, até mesmo por que os dados oficiais não são fornecidos pelas empresas em questão.E você, já calculou sua pegada de carbono?
Pegada de carbono
Posted on 05:36
De maneira simples, as pegadas de carbono medem a quantidade de CO2 que produzimos em nosso dia-a-dia. E se pararmos pra pensar, praticamente tudo que fazemos diariamente produz a queima de combustíveis fosseis (petróleo, carvão e gás), segundo este site, 98% do CO2 atmosférico vêm da queima destes combustíveis. Porem esses combustíveis não são ‘’para sempre’’ e nem o planeta consegue suportar esse ritmo.
Podemos dizer que a ‘’cultura’’ da pegada de carbono, faz com que cada individuo tente diminuir sua emissão de CO2 com pequenas ações como dirigir menos e aumentar a eficiência energética de sua casa.
Ta, mas como eu sei quanto de CO2 eu emito? É muito simples na verdade, alguns sites possuem calculadoras para fazer esse calculo, com base em perguntas bem simples, como estimativas de uso anual de eletricidade e quilometragem, não é necessário fornecer um valor exato.
Este conceito tem sido cada vez mais difundido. Algumas empresas de energia dos Estados Unidos permitem aos clientes a opção de pagar um pouco mais em sua conta mensal para receber uma determinada porcentagem de energia de fontes renováveis. Isso reduz a produção estadual de energia de combustível fóssil e ajuda a desenvolver um mercado verde. Chamamos isso de energia verde.
Já algumas outras empresas começaram a incluir pegadas em seus rótulos. Os rótulos de carbono apelam aos consumidores que entendem e monitoram suas pegadas de carbono e desejam apoiar produtos que façam o mesmo.
Já que vivemos em mundo capitalista, nada mais justo que usar o dinheiro pra resolver o problema de todos.
Síntese da pesquisa
Posted on 05:34
O primeiro, um problema de ‘’design’’, a grande maioria dos produtos que consumimos diariamente não tiveram, em seu projeto, a preocupação de tornar seu descarte menos nocivo ou eficiente (como os produtos desenvolvidos com a filosofia cradle-to-cradle).
O segundo problema, que afeta de maneira mais direta e intensa as cidades, no caso do estudo, Belo Horizonte, é a falta de informação por parte da população. Poucas empresas têm uma preocupação com o lixo gerado a partir de seus produtos e não instruem os consumidores de qual seria a maneira mais eficiente, ou pelos menos, a menos nociva de descarte.
Na maioria das vezes, as pessoas simplesmente não têm idéia de como descartar determinado produto; outras vezes, até mesmo existem formas, de, por exemplo, reciclar determinado produto, mas a empresa não possui matéria prima suficiente pra reciclagem, uma vez que os consumidores não a descartam de maneira correta.
A informação é uma ferramenta fundamental.
Stakeholders
Posted on 05:20
Analisamos os stakeholders envolvidos desde a produção até o descarte das latas de aerosol, pra quem não sabe o que significa, ai vai uma ajudinha do Wikipédia:
- Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo que refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )
Stakeholder com foco em BH / Brasil.
Mapa
Posted on 05:06
Case - First-class solutions for real-world problems
Posted on 06:46
Na integra aqui, assim como muitos outros textos sobre design thinking. (em inglês)





